Reivindicações apresentadas

Entidades empresariais, prefeito e secretários municipais debatem principais demandas da Cidade das Avenidas

Regulamentação para feiras e vendas ambulantes, Plano Diretor, Parque Industrial e Calçadão de Araranguá. Estas foram as principais pautas abordadas na reunião entre representantes do grupo de trabalho das entidades empresariais de Araranguá e o prefeito, Sandro Maciel.
Realizada na tarde da última segunda-feira, 21, a reunião teve o objetivo de integrar ACIVA, CDL, SindiLojas e Sindicont com o paço municipal. “Nosso objetivo é estreitar relações, e, mais do que isso, unificar as reivindicações das quatro entidades, evitando que o mesmo pleito seja apresentado repetidamente”, destacou a porta voz do grupo e presidente do SindiLojas, Jadna Farias.

A primeira definição da reunião foi com relação ao estabelecimento de uma agenda fixa mensal entre as entidades, o prefeito e secretários municipais. A partir de agora, toda primeira segunda-feira do mês será destinada ao encontro destes representantes.

Com relação à pauta, o primeiro assunto abordado foi a realização de feiras itinerantes e comércio ambulante no município, práticas que têm se tornado cada vez mais comuns. “A Feira do Brás, realizada no final de junho, serviu para nos chamar atenção sobre uma série de comércios que vem sendo realizados na cidade”, destacou Jadna.

Após a colaboração dos membros de cada entidade a definição conjunta foi de que um grupo de trabalho, composto por representantes das quatro entidades, prefeitura e legislativo, ficará responsável por estudar e elaborar uma legislação que crie os requisitos necessários para a instalação de feiras e realização de vendas ambulantes na Cidade das Avenidas. A primeira reunião do grupo ocorre na próxima terça-feira, 29, às 16h30min no auditório do Samae.

Plano Diretor
Outro assunto abordado no encontro foi a elaboração das leis que compõem o Plano Diretor. Segundo o secretário de Planejamento, Everton da Silva reuniões da comissão de trabalho estão sendo realizadas periodicamente e a partir de agosto os encontros deverão ser semanais. Além disso, audiências públicas também deverão ser realizadas a fim de debater cada uma das leis. “A previsão é de que até o final deste ano as leis sejam concluídas e repassadas à análise do Conselho das Cidades, órgão a ser criado em breve. Posteriormente, elas seguem para aprovação do executivo Municipal”, explicou.

O presidente da ACIVA, Alceu Pacheco, destacou a necessidade de unificação entre as leis. “Uma questão que precisamos nos ater é a definição das áreas residenciais e industriais do município, bem como as zonas de amortecimento. Precisamos de uma legislação urgente neste sentido, nem que seja provisória, para evitar possíveis divergências”, destacou.
Conforme o prefeito, Sandro Maciel, até a nomeação do Conselho das Cidades, nenhuma aprovação será realizada por parte da prefeitura. “Com o Conselho composto, os membros serão os responsáveis por estudar e definir as áreas no município”, afirmou.

Parque Industrial
Com relação aos empresários que ainda não cumpriram as exigências para se instalar no Parque Industrial, uma reunião da Câmara Normativa deverá deliberar as ações a serem adotadas. “O prazo para adequação destas empresas expirou no último dia 30. Os que não se adequaram serão sujeitos às ações estabelecidas pelos membros da Câmara, que deverá ter reunião nos próximos dias”, explicou o secretário de Administração, Fernando Marcelino.

Já com relação à expansão do Parque Industrial, encaminhamentos deverão ser realizados por Fernando e pelo procurador do município, Thiago Turelly e posteriormente, repassados aos empresários.

Calçadão
Encerrando a reunião, o assunto da pauta foi o Calçadão de Araranguá. De acordo com Jadna, muitos acidentes, incluindo tombos de pessoas idosas, tem acontecido no local devido ao desnível e aos buracos na calçada. “Com relação a este assunto teremos uma novidade positiva a ser apresentada, quem sabe, na próxima reunião”, destacou Sandro Maciel.

Próximo encontro
A próxima reunião entre os representantes das entidades, prefeito e secretariado municipal já tem data para ocorrer. Será no dia 1º de setembro, a partir das 16h30min no gabinete de Sandro Maciel.

Na avaliação do presidente da ACIVA, o primeiro encontro com o prefeito cumpriu seus objetivos iniciais. "Creio que foi inaugurada nova era de construção de uma cidade melhor, através da abertura de um contínuo e profícuo canal de diálogo, de entendimento, e de colaboração entre a Administração Pública municipal e os setores produtivos de Araranguá", finalizou.

 

Logo Sebrae