ACIVA Inspira: startup araranguaense promete dominar mercado

OiMenu, que foi pioneira no segmento de cardápios digitais, acaba de adquirir empresa e possui plano de expansão ainda mais ousado

Você já deve ter ido a um restaurante, ou barzinho, onde o seu pedido foi realizado por você mesmo, por meio de um cardápio digital. Mas você imagina tudo o que há por trás daquele tablet? Hoje, no ACIVA Inspira, nós vamos conhecer um pouquinho mais sobre uma das empresas pioneiras na região neste segmento, a OiMenu, uma startup araranguaense que ganhou ainda mais repercussão nos últimos dias, após o anúncio da aquisição da Styme, uma foodtech que ganhou destaque nacional ao participar do programa de televisão Shark Tank Brasil.

De acordo com o CEO e co founder da OiMenu, Isaac Paes, a empresa surgiu em 2018, iniciou suas operações em 2019 e em 2020, exatamente quando a empresa iniciaria a comercialização de uma maneira mais agressiva, veio a pandemia e estagnou os negócios. “Ficamos exatamente um ano sem faturar, foi um momento extremamente desafiador, pois mantivemos nossa equipe, e portanto, nossas despesas, e não tivemos retorno financeiro neste período. Com os restaurantes fechados, não tinha para quem vender. Mas mantivemos a empresa ativa no mercado e agora, com a retomada do setor gastronômico, estamos conseguindo ainda mais espaço no mercado”, explica.

As restrições e os cuidados redobrados, devido aos protocolos de saúde, aliados ao novo comportamento dos consumidores e a redução de custos, por meio dos empresários do segmento, fazem com que o cardápio digital seja a opção ideal para o momento. “Nossa empresa disponibiliza a solução que os empreendedores do ramo de restaurantes, bares e café, precisam”, destaca.

Com sede em Araranguá, a startup possui atualmente 25 colaboradores e possui um plano de expansão ousado para os próximos anos. A OiMenu visa a aquisição, fusão e incorporação de outras startups que atuem com a mesma finalidade, ou que possam complementar sua atuação. “Estamos sempre de olho nas oportunidades de mercado e recentemente, surgiu esta de adquirir a Styme, empresa que inclusive já teve uma repercussão nacional, por receber aportes de investimentos do ator e empresário Caio Castro e da investidora-anjo Camila Farani”, revela.

Isaac conta ainda que a Styme é apenas a primeira empresa de um plano de crescimento pelo qual a OiMenu deve passar daqui em diante. “Nosso objetivo é de, em um período de cinco anos, comprar ou se unir ao máximo de empresas possível deste segmento, para fortalecer ainda mais a marca OiMenu e, claro, poder proporcionar as melhores experiências aos nossos clientes e aos usuários. Nosso propósito é ser reconhecido como a empresa que soluciona os problemas dos empreendedores do setor gastronômico”.