Engenheiro alemão garante lucro se a região aderir à energia solar
Na terça, 05, aconteceu no auditório da ACIVA uma palestra promovida pela entidade com o Núcleo de Jovens Empreendedores – AJE , com engenheiro alemão
Reinhard Foertsch, que contou com a participação do consultor Andreas Dohle – também da Alemanha, para tratar do uso de energias renováveis. Os convidados representam uma empresa alemã, que desenvolveu um sistema de produção de energia solar, que podem ser usadas em residências e em grandes escalas.
O objetivo dos palestrantes foi mostrar para os participantes do encontro, a capacidade de produzir energia solar no Brasil e a economia conquistada com isso. De acordo com Foertsch, o uso da tecnologia usada em seu país, poderá trazer muitos benefícios aos brasileiros. “O investimento depende da demanda de cada um, mas se considerar a economia que se terá em algum tempo, a energia sairá para cada consumidor praticamente de graça”, disse.
A proposta do palestrante é captar a energia através de painéis e com um método tecnológico desenvolvido em seu país, essa energia ser transformada e consumida. A ideia de Reinhard Foertsch consiste no uso da energia suficiente para abastecer o ambiente e o que sobrar devolvida para a rede pública, e que possa ser utilizada em alguns anos pelo mesmo consumidor ou até abatida de sua conta. “O benefício é que não se gasta com manutenção e ainda não prejudica o meio ambiente”, lembrou.
O consultor regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Marcos Fortunato, que acompanha os palestrantes nos encontros com empresários de todo o Extremo Sul, concluiu que a reunião em Araranguá foi positiva. “A receptividade dos empresários foi como esperávamos. O poder público precisa se engajar também para que possamos construir cidades inteligentes e sustentáveis”.
Participaram da palestra além de integrantes do AJE, dirigentes da ACIVA, presidente da AMESC, prefeito Ronaldo Carlessi, diretor da Fundação Ambiental do Município de Araranguá, Paulo Simon e profissionais liberais da região.
Os organizadores do evento pretendem promover novos encontros com esse perfil e promover conceitos ambientais nos diversos ramos de atividade explorados na região de Araranguá
